Pastoral do Dízimo

Responsável: Cristina

FUNDAMENTAÇÃO DO DÍZIMO

O dízimo pede, a Bíblia mostra.

O Dízimo é um preceito Bíblico que surgiu de forma espontânea como uma resposta da criatura humana à bondade divina. Quem aceita o dízimo em sua vida está atendendo a um chamado divino e aceitando que Deus entre em seu coração transformando-o em um ser mais generoso, mais bondoso e mais responsável. O dízimo tem origem bíblica, por ter seu fundamento na palavra de Deus, portanto, um mandamento divino.

A fundamentação bíblica sobre o dízimo está bem clara na Sagrada Escritura. O dízimo é um mandamento, uma expressão da vontade de Deus a todo o seu povo, quer no Antigo Testamento, quer no Novo Testamento.

O dízimo é tão antigo, que na Bíblia podemos encontrar referência desde Gênesis, no Antigo Testamento, passando pelos Evangelhos e chegando às Cartas de Paulo no Novo Testamento.

Nos textos que seguem, podemos conferir essa divina proposta. A título de exemplos, citamos apenas algumas passagens Bíblicas:

"Abraão deu ao Senhor a Décima parte de Tudo. (Gn.14,20)

"Recebeste de graça/de graça dai" (Mt 10,8)

"Jacó disse: "Eu te darei a décima parte de tudo o que me deres" (Gn 28,22)

Através do profeta Malaquias, JAVÉ reclama do povo a oferta do dízimo e lhe faz a ousada proposta de fazer a experiência do dízimo, como sinal de confiança nas graças que somente ele, JAVÉ pode dar.

Ao contribuir com o dízimo, o FIEL DEVE DIZER NO SEU INTERIOR: "OBRIGADO SENHOR".

A IMPORTÂNCIA DO DÍZIMO PARAS AS IGREJAS

O dízimo é uma prática importante nas igrejas, especialmente na Igreja Católica e em muitas outras denominações cristãs, pois desempenha um papel crucial na vida e na missão da igreja, proporcionando os recursos necessários para sustentar suas atividades e expressando a gratidão, adoração e compromisso dos fiéis com Deus e com a comunidade de fé.

Ele é a sustentação da obra da igreja. É uma das principais fontes de financiamento para as atividades da igreja, incluindo manutenção de edifícios, salários de clero e funcionários, programas pastorais, caridade e assistência social. Sem o dízimo, muitas igrejas não seriam capazes de cumprir sua missão de servir a comunidade e promover a fé.

O ato de dar o dízimo é uma expressão de gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas. Na tradição cristã, é visto como um reconhecimento de que tudo o que temos vem de Deus e como uma resposta de adoração e obediência à sua providência.

Ao contribuir com o dízimo, os fiéis participam ativamente na missão da igreja de espalhar o evangelho, cuidar dos necessitados e construir o Reino de Deus na Terra. O dízimo não é apenas uma questão financeira, mas uma maneira de os fiéis se envolverem pessoalmente na vida e no trabalho da igreja.

Praticar o dízimo pode levar a um crescimento espiritual pessoal. Ao confiar em Deus para prover suas necessidades e ser generoso com o que têm, os fiéis desenvolvem uma maior confiança em Deus e uma compreensão mais profunda do significado do serviço e da generosidade.

O dízimo também promove um senso de solidariedade e comunhão entre os membros da comunidade de fé. Ao contribuir financeiramente para a igreja, os fiéis se unem em um esforço comum para apoiar sua comunidade religiosa e trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns.

Contamos com a colaboração de todos os fiéis. Nos procure na mesa do dízimo durante as missas ou em outros horários direto na secretaria.

DEUS ABENÇOE VOCÊ E SUA FAMÍLIA.