Pastoral do Batismo

Responsável: Adoniram

OBJETIVO: O principal objetivo da Pastoral do Batismo é fazer com que os pais e padrinhos tenham o conhecimento do que é o Batismo e o compromisso que se assume com Deus e a igreja. Que não é só batizar, é preciso viver esse batismo. Pais, padrinhos, filhos e afilhados devem dar continuidade ao sacramento que receberam para que assim possam no crescimento da vida e da fé receber os demais sacramentos. Os pais e padrinhos devem ajudar de forma exemplar o novo batizado a trilhar pelo caminho cristão.

O que é o sacramento do Batismo?

Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida na comunidade e o acesso aos demais sacramentos. Sinal eficaz e visível da graça de Deus que nos liberta do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo, um banho de regeneração e de renovação no Espírito Santo. Aqueles que recebem o batismo tem o Espírito iluminado com a luz de Cristo, e somos incorporados à igreja e participantes de sua missão.

O Batismo é exatamente este primeiro sacramento que nos faz “membros do Corpo de Cristo” (conf. Coríntios 12, 27) e participantes de Seus méritos. Assim, ser batizado, é ser um só em Cristo (Gálatas 3, 26-28), é ser membro de Sua Igreja, é ser filho de Deus (Gálatas 4, 5-7), é ter o Céu por herança, e ter Maria como Mãe. Logo, ser batizado faz muita diferença! Ser batizado é a maior graça que alguém pode receber na terra; por isso, a Igreja não quer que ninguém fique sem o Batismo; e a criança, pela fé dos pais e padrinhos, deve logo ser batizada.

Condições necessárias para escolha dos padrinhos

Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que:

Seja designado pelo batizando (quando adulto), por seus pais ou por quem Ihe faz as vezes, ou, na falta deles, pelo próprio pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;

Tenha completado dezesseis anos de idade;

Seja católico, Batizado e confirmado (crismado), já tenha recebido o santíssimo sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;

Se casado, que tenha recebido o sacramento na Igreja Católica;

Não seja pai ou mãe do batizando.

Qual é a missão do Padrinho e da Madrinha?

O Padrinho e a Madrinha têm a responsabilidade:

Orientar o(a) afilhado(a) no crescimento da fé, isto é, se os pais são indiferentes em relação a vida espiritual do filho, a função do padrinho e da madrinha é de intervir e/ou substituir os pais nesta missão;

É dar testemunho de Vida Cristã;

Assumir plenamente essa grave missão;

Praticar aquilo que ensinam;

Ter proximidade com o Afilhado e sua Família;

É ser Igreja doméstica e ser cristão em todos ambientes.

Agenda:

As inscrições para o batismo são marcadas somente na secretaria de terças-feiras a sábado nos horários de atendimento que é das 08 h às 12h e das 14 às 18h.

Os batizados são realizados sempre no 2° e 4° domingos de cada mês.

A preparação para pais e padrinhos é feita no 1° sábado de cada mês, às 18h30.

Observação: Só poderá participar do curso após confirmar na secretaria. O encontro de preparação para pais e padrinhos é OBRIGATÓRIO e pode ser feito na Paróquia Cristo Ressuscitado ou em outra paróquia ou na Diocese de São Miguel, ficando para aquele que fizer em outra paróquia, a responsabilidade de trazer o comprovante de participação do encontro e apresentá-lo na secretaria no momento da inscrição.

Documentos necessários para inscrição:

O nome completo dos padrinhos e endereço

Certidão de nascimento da criança. (Xerox)

Certidão de casamento religioso dos pais ou padrinhos.

Observação: Não é necessário fazer cópia, ela será somente apresentada na secretaria no ato da inscrição para preenchimento do pedido de batismo.

Secretária Paroquial: Patricia Muriel

Corpo Pastoral: Rosângela e Paulo