Nossa História

A proclamação da Paróquia Cristo Ressuscitado da Cidade A. E. Carvalho, ocorreu na Celebração de 17 de Agosto de 1968 (Sábado, as 19:30), presidida pelo Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Bruno Maldaner, Vigário Episcopal da Região Zona Leste, que leu o decreto assinado pelo Cardeal Agnelo Rossi, onde declarava criada, nossa Paróquia, formada com territórios desmembrados da Paróquia Sant’Ana de Itaquera, a qual pertencíamos desde a construção da capela de Nossa Senhora Aparecida, a primeira da nossa Paróquia.

Nossos Párocos

Pe. Santigo Lumbreras (de 1968 a 1973)
Nomeado Vigário Ecônomo no mesmo dia da proclamação da nossa Paróquia, permanecendo até 1973, quando retornou ao Chile, seu país de origem, às vésperas do Golpe Militar presidido pelo General Augusto Pinochet.

Pe. Marcos Thyssen (de 1973 até 1977)
Era natural da Bélgica, teve como traça marcante de sua personalidade, o bom humor e procurou seguir a linha pastoral adotada por seu antecessor, sobretudo na Pastoral da Catequese.

Pe. Cláudio Griveau (de 1978 a 1980)
Teve rápida passagem por nossa Paróquia.

Pe. José Fernandez Alcantara “Pe. Pepe” (1980 a 1990)
O Pe. Pepe, tinha alguns traços marcantes de sua personalidade: com forte sotaque espanhol, ganhou fama de ser um” Padre Trabalhador”, por procurar, ele mesmo, realizar os trabalhos manuais, para não incomodar os fiéis, como a limpeza da Igreja, por exemplo. Em outubro de 1990, precisou retornar à Espanha para acompanhar a saúde de sua mãe.

Pe. Elias Pereira de Melo (de 1991 a 2002)
Teve muito carisma, era considerado “gente do povo”. Deu espaço para as devoções, criou a pastoral da saúde e iniciou grupos como o da Terceira Idade, Apostolado da Oração, Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), Mãe Peregrina, Pré Catequese e Grupo de Oração. Foi ele também o idealizador da construção do primeiro Salão de Festas da Paróquia e no mesmo prédio as salas para as turmas de catequese. No dia 04 de janeiro de 2002, Pe. Elias faleceu após a luta contra o câncer.

Pe. José Antonio da Silva (2002)
Apesar do pouco tempo que ficou em nossa Paróquia, deu início às obras onde o antigo prédio da igreja da Comunidade Matriz foi demolida, deixou erguida toda a estrutura da nova igreja, regularizou toda a documentação e criou um conselho para acompanhar a construção.

Pe. Josmar Santos Gavronski (de 2002 a 2005)
Fez algumas alterações nas lideranças da Paróquia, deu bastante abertura ao grupo de Oração, criando junto a eles o “Carnaval com Cristo” inspirado na Cristoteca, um baile com músicas católicas em ritmos dançantes que contava com a participação massiva dos jovens de nossa Paróquia.

Pe. Jalmir Matias de Oliveira (de 2005 até os dias de hoje)
Deu continuidade nas obras da Nova Igreja da Matriz. Criou a Assembleia Paroquial e as comunitárias e seus respectivos conselhos o que trouxe união entre as quatro comunidades de nossa Paróquia, além de outros eventos que também contribuíram na construção do sentimento comum no âmbito paroquial, como o EJC (Encontro de Jovens com Cristo) e o ECC (Encontro de Casais com Cristo), também passeios e retiros paroquiais. Na parte de Formação, destacamos os Estudos Bíblicos os quais ocorre até hoje e as formações de Liturgia que ocorrem aos quintos domingos do ano. Retomou os Grupos de Rua, Jovens e Teatro. Nessa longa caminhada em nossa Paróquia, também reformou as comunidades Santa Rita de Cassia e Sagrada Família e construiu a Nova Igreja da Comunidade Nossa Senhora Aparecida.